terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cooperçu promove encontro com piscicultores


A FEDERAÇÃO UNICAFES PARANÁ em parceria com a COOPERÇU (Cooperativa de Produtores de Peixes do Rio Iguaçu) e Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA, realizou sábado (08), no município de Três Barra do Paraná, um importante encontro com representantes de entidades e associações de piscicultores da Bacia do Rio Iguaçu.

O encontro aconteceu na Represa de Salto Caxias e contou com a presença do presidente da Unicafes, Luiz Ademir Possamai, presidente da Central Cresol Baser, Vanderley Ziger, presidente da Cooperçu, Paulo Langner, prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Ruben Miguel Folleto, representante do mandato do Deputado Federal (PT) Assis do Couto, Ovídio Constantino, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Wigineski e o coordenador da superintendência, Luiz Antonio de Souza, entre outros.

A reunião teve como objetivo principal reunir estratégias para a expansão de toda a cadeia produtiva que envolve a cooperativa do Pró Caxias (Pró Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lado de Salto Caxias). A presença da UNICAFES e CRESOL foi absorvida pela necessidade de um comprometimento com o associativismo na região e a busca dos associados pelo crédito. O (MPA), através da Superintendência Federal no Paraná, legitimou o encontro fortalecendo os parceiros presentes.

Projetos da Cooperçu

A dimensão do Projeto da COOPERÇU foi destaque na reunião, onde cerca de 200 associados estão envolvidos com perspectivas de grande sucesso. "Temos projeto para colocar 3.500 tanques rede em funcionamento", disse Paulo Langner, lembrando que o potencial é de 5 mil toneladas/ano. A Cooperativa já possui um frigorífico com capacidade de abater 5 toneladas por dia e estará operando até o final do ano. Além de já possuir uma fábrica de ração, um caminhão para transporte e outro frigorífico.

Plano Territorial da Bacia do Iguaçu

As experiências bem sucedidas da Cooperçu, onde existem 350 tanques rede em funcionamento, são excelentes bases, que estimulam o MPA a expandir um plano territorial em toda a Bacia do Iguaçu, criando parques aquícolas que fortalecerão o setor, estimulando a economia nos municípios e multiplicando a produção em todo o estado do Paraná. "Os municípios fazem parte de uma região caracterizada por várias represas e pequenas propriedades rurais. "É necessário que os agricultores interessados na atividade da piscicultura e lideranças entendam a valiosa importância das parcerias com as prefeituras, associações e cooperativas com interesse na piscicultura," disse Wigineski, lembrando que para o MPA é muito mais fácil consolidar um projeto forte, com parceiros determinados, agregando benefícios e renda a toda uma região, do que se relacionar com cada município individualmente.

Ovídio Constantino lembrou que o Deputado Assis do Couto, colocou o mandato a disposição, se comprometendo em ajudar o desenvolvimento do setor, disponibilizando R$ 500 mil, através de emenda parlamentar, para estimular a criação de parques aquícolas na Bacia do Iguaçu.

Juntos somos fortes

O Sistema CRESOL, que surgiu como resultado de luta de pequenos agricultores para terem acesso ao crédito e participarem como sujeitos num projeto onde as taxas de juros são bem menores que as usuais, tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo dos pequenos produtores. No encontro pode conhecer de perto o significado do grande avanço da piscicultura, seus projetos e necessidades.

O presidente Vanderley Ziger, colocou a cooperativa de crédito a disposição no novo empreendimento, o ramo peixe. O presidente ficou convencido que o cultivo da piscicultura é um bom negócio. "Queremos ser parceiros para financiar o projeto," resumiu Ziger, colocando os escritórios a disposição dos produtores que pretendem abraçar a piscicultura na região.

Vantagem do Cooperativismo

Todos no encontro querem que os pequenos produtores sejam agraciados com resultados positivos, com geração de emprego e de renda. Para o sucesso da piscicultura na região, a Unicafes, apresentou as características da relação do associado/cooperado. Luiz Possamai, destacaou que a parceria com o MPA foi fundamental para a expansão do cooperativismo nas áreas onde existem lideranças comprometidas. "Percebemos que é importante o crescimento individual de cada produtor, mas também é muito importante o desenvolvimento de cada município, onde já vemos uma cadeia de peixe organizada", concluiu.
Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Wigineski

Destaques

O Superintendente enfatizou a presença de Possamai e a importância da UNICAFES, como entidade capaz de organizar cooperativas em todo o Brasil. A Cresol e seu presidente por estar sempre presente nos momentos de empreendedorismo de seus associados, ao Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, por sua posição de articulador de projetos estratégicos para o seu município e a Paulo Langner, que preside uma Cooperativa que serve de modelo para todos os envolvidos na piscicultura. "A COOPERÇU é hoje um exemplo que deu certo, um exemplo que nos motiva a priorizar na Bacia do Rio Iguaçu, a demarcação de parques aquícolas, "concluiu Wigineski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário